quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Queime depois de ler.

Programa para feriado? Cinema? OK, melhor que nada. Estava chovendo e precisávamos abstrair, pensar em outras coisas, rir um pouco. Fila, ingressos, pipocas, refrigerante, traillers. Mas eu não estou escrevendo para falar da saida, e sim do filme.

Como eu não tenho [saco] capacidade para ficar contando a história (e nem é meu objetivo), fui buscar uma sinopse do filme na internet e, supresa! Eles distorceram toda a história, bem, pelo menos fizeram com que parecesse que o filme tem alguma história (a crítica já começou antes do planejado). Depois de muito procurar, eu finalmente achei algo que prestasse:

"Ao ser demitido da CIA por problemas com alcoolismo, o agente Osborne Cox (John Malkovich) decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao mesmo tempo, sua mulher Katie (Tilda Swinton) decide se divorciar, mas não sem antes analisar todo o patrimônio do futuro ex-marido. Para isso rouba arquivos de seu computador para serem analisados por seu advogado na separação. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia nos subúrbios de Washington, Linda (Frances McDormand) e Chad (Brad Pitt). Visando arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, os dois decidem chantagear Cox. No meio disso tudo ainda surge Harry Pfarrer (George Clooney), amante de Katie e que inicia uma relação virtual com Linda." http://www.confrariadecinema.com.br/


A primeira impressão que eu tive (lembrem-se que eu não sou especialista no assunto, e que a minha opinião não é nada mais do que minha) foi que o filme era completamente sem sentido, e que os vinte reais gastos no conjunto filme, pipoca e mega refrigerante, tinham sido jogados no lixo. A história em si não passa de uma confusão de imoralidades e coincidências da vida, não nos faz refletir, não levanta questões polêmicas (e sim as trata com normalidade), não tem um final racional, e muito menos moralístico. É completamente nonsense. E igualmente hilário. As besteiras, as sátiras, a forma tosca de tratar os assuntos, as atitudes patéticas das pessoas, tudo isso dá ao filme uma classificação de um excelente humor negro. Muito bem feito, e sem sentido algum, é diversão garantida.
.
Ah sim, o filme tem o mesmo nome do post: "Queime depois de ler", fiel ao título original "Burn after reading".

Nenhum comentário: